Eixo Teológico

Principal / Eixo Teológico

ET01 – TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
Um estudo das ênfases doutrinárias nas diversas seções do Antigo Testamento com atenção especial à pessoa divina, ao homem e à salvação ao longo do processo revelatório veterotestamentário. Procura estabelecer para o aluno uma diferenciação entre a teologia bíblica e a sistemática, bem como demonstrar a importância do conhecimento do Antigo Testamento para a compreensão da mensagem bíblica de maneira integral.
Principais assuntos estudados: Introdução: Teologia Bíblica (Conceito; Distinção em relação à Teologia Sistemática; A tarefa da Teologia Bíblica; Relação com outras disciplinas teológicas). Teologia Bíblica do AT: Pequena introdução à estrutura do AT; Períodos históricos da teologia do AT. Revelação: O conhecimento de Deus Segundo o Antigo Testamento (Os nomes de Deus; Características divinas na revelação veterotestamentária). Antropologia do AT: A natureza do homem no Antigo Testamento (Imagem e semelhança; A natureza religiosa do homem; Origem e consequências do pecado). A Salvação no Antigo Testamento: O sistema sacrificial; o ofício sacerdotal; o mistério da eleição de Israel. Temas Fundamentais da Teologia do AT: Pacto, Promessa, Reino.

ET02 – TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO
Estudo das ênfases doutrinárias nas diversas seções do Novo Testamento com atenção especial à pessoa de Jesus Cristo, seu ministério e pregação, e bem como à interpretação fornecida pelos cristãos primitivos quanto aos efeitos da sua vida, morte e ressurreição. Tem como objetivo orientar o aluno na análise da teologia e doutrina contidas no Novo Testamento, além de ajudá-lo a relacionar os aspectos objetivos e subjetivos do evangelho de Cristo.
Principais assuntos estudados: Introdução: Conceito e classificação da Teologia Bíblica do Novo Testamento (TBNT); A relação entre o Novo Testamento e o Antigo Testamento; A unidade e a diversidade da Teologia Bíblica do Novo Testamento. Temas da Teologia Bíblica do Novo Testamento: 1) O surgimento da teologia neotestamentária em torno da pessoa de Jesus: Aspectos objetivos e subjetivos do evangelho de Cristo; 2) O Reino de Deus; 3) Títulos Messiânicos de Jesus; 4) O Evangelho (Arrependimento, Fé, Salvação pela Graça); 5) O Dualismo Joanino; 6) Cristologia: A pessoa de Cristo na teologia de Paulo; 7) O ensino de Jesus sobre o homem e o Pecado; 8) A soberania e os propósitos de Deus; 9) Vida cristã; 10) A Vida Eterna.