Eixo Pastoral

Principal / Eixo Pastoral

EP01 – FUNDAMENTOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS DA FAMÍLIA
Esta disciplina tem o objetivo de ajudar o aluno a compreender os padrões divinos em relação à família. Procura mostrar que, em meio a uma sociedade na qual os valores familiares e morais cada vez mais se deterioram, a Escritura continua sendo fundamento seguro para que haja alegria e harmonia no lar cristão, onde cada pessoa possa desenvolver plenamente o seu potencial segundo o propósito de Deus.
Principais assuntos estudados: A Família, Projeto de Deus: 1) Fundamentos Bíblicos da Família; 2) A Família nos Dias Atuais. Namoro, Noivado e Casamento. Início e Desenvolvimento do Lar Cristão: Pedras fundamentais; A comunhão no lar; Finanças e orçamentos; O relacionamento com familiares (parentes); A comunicação no Lar. Deveres dos componentes do lar. O Padrão Divino para o Marido. O Padrão Divino para a Esposa. O Padrão Divino para os Pais (A responsabilidade dos pais; Veredas antigas). O Padrão Divino para os Filhos. A Disciplina no Lar. O Culto Doméstico.

EP02 – EVANGELISMO E DISCIPULADO PESSOAL
A presente disciplina tem como propósito estudar os aspectos práticos da ação evangelística e capacitar os alunos a evangelizar com eficiência, bem como compreender a importância da evangelização na vocação cristã. Visa ainda demonstrar que o discipulado, como passo seguinte à evangelização, não deve ser visto como opcional, mas como modo de vida da igreja.
Principais assuntos estudados: Bases Bíblicas para a Evangelização. Métodos de evangelização. Evangelismo Pessoal: Como ministrar o evangelho pessoalmente. Barreiras à evangelização: Aspectos especiais da evangelização de crianças, jovens, e membros de seitas. A mensagem evangelística. A motivação do evangelista: A importância de uma vida pessoal em dia com Deus. Principais problemas do homem atual. Principais perguntas, dúvidas e desculpas. DISCIPULADO: Importância do discipulado. Fundamentação Bíblica Para O Discipulado. Análise de Alguns Modelos Contemporâneos de Discipulado: Vantagens, Benefícios, Perigos. DESAFIO: Uma Proposta de discipulado.

EP03 – ACONSELHAMENTO PASTORAL
Um estudo teórico e prático para fornecer ao aluno elementos que o auxiliem a compreender de maneira integral o ser humano, na busca de ser mais efetivo na ajuda às pessoas através do aconselhamento pastoral. Procura mostrar que a tarefa do conselheiro cristão deve ser realizada com os recursos da Palavra de Deus, somados aos recursos que o conselheiro poderá obter da pedagogia, psicologia e filosofia. Demonstra que os recursos bíblicos sempre serão básicos e preponderantes, funcionando como diretrizes, enquanto os outros recursos permanecerão como complementares e como auxílios instrumentais do aconselhamento.
Principais assuntos estudados: Aconselhamento Pastoral: conceituação e questões introdutórias. A Importância do Aconselhamento Pastoral. O Conselheiro Pastoral: características, necessidades e motivações. A Conversação Pastoral como Instrumento do Aconselhamento. A Ética do Aconselhamento. Orientações sobre o Aconselhamento Conjugal. Aconselhamento para Situações Específicas: Ira, Melancolia, Auto-Compaixão, Depressão, Vícios e Compulsões, Dificuldades Sexuais, Fobias, Traumas, Perdas e outras situações. Aconselhamento Diretivo e Não-Diretivo. Psicopatologia: a doença mental e a igreja, uma pequena introdução. O Conselheiro Pastoral e a Necessidade do Cuidado de Si Mesmo e de Auto-Avaliação. Prática de Aconselhamento Pastoral.

EP04 – LIDERANÇA CRISTÃ E ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Disciplina que tem como primeiro objetivo estudar os fundamentos bíblicos da liderança. Coloca o estudante em contato com a teoria e a prática da liderança, buscando orientá-lo quanto à aplicação de princípios tanto bíblicos como teóricos. A ênfase recai sobre o envolvimento do aluno com o trinômio básico da liderança: pessoas, tarefas e alvos. Como segundo objetivo, esta disciplina também pretende ser uma introdução à eclesiologia e aos princípios elementares de administração eclesiástica, visando a formação integral do obreiro cristão.
Principais assuntos estudados: Introdução: Liderança e Liderança Cristã, conceitos fundamentais. Métodos e modelos de liderança. O estilo de liderança de Jesus. O trinômio da liderança bem-sucedida: 1) Pessoas (relações interpessoais, empatia, recursos humanos na igreja); 2) Tarefas (planejamento, organização, comunicação, solução de conflitos, tomada de decisões); 3) Alvos (visão, missão, responsabilidade, motivação). Fundamentos de Eclesiologia e Administração Eclesiástica: O que é a Igreja? Fundação e organização jurídica de uma Igreja Local. A administração da igreja: Princípios de administração aplicados à igreja. Questões financeiras e legais. A responsabilidade do pastor na administração. Liderança e administração participativa.

EP05 – HOMILÉTICA
Um estudo teórico e prático dos princípios norteadores da preparação, elaboração e apresentação de sermões bíblicos. Tem o objetivo de capacitar o aluno a preparar e apresentar adequadamente mensagens bíblicas, contextualizadas e ilustradas, adequadas às exigências de nosso tempo. Compõe esta disciplina ainda uma introdução prática sobre as principais cerimônias que geralmente são celebradas pelo obreiro cristão.
Principais assuntos estudados: Homilética: origem, conceito, breve histórico. Pregador: vocação, características, responsabilidade. Homilética Material: O texto bíblico (escolha, interpretação, meditação, aplicação). Homilética Formal: A Estrutura do Sermão (Esboço, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Ilustrações, Aplicação, Apelo); As Três Formas Principais de Sermão (Textual, Temático, Expositivo); A Apresentação do Sermão (Estilo do pregador, qualidades da apresentação, cuidados, aparência, voz, contato de olhos, gestos). Formas Alternativas de Pregação. A Homilética e a Tecnologia da Comunicação. Prática de Pregação. CERIMÔNIAS (Teoria e Prática): Apresentação de crianças; batismo; casamento; funeral.

EP06 – ÉTICA CRISTÃ E MINISTERIAL
Esta disciplina apresenta e discute os princípios básicos da ética cristã buscando ajudar o aluno a aplicar tais princípios em dilemas e dificuldades comportamentais e sociais do seu cotidiano. Discute ainda os aspectos específicos e práticos da ética ministerial, em especial no ministério pastoral.
Principais assuntos estudados: Introdução à Ética Cristã: Conceito de ética, moral, moralidade e ética cristã. Fundamentos Bíblicos da Ética Cristã: Bases Éticas do AT; A Ética de Jesus; Ética Cristã em Paulo. Princípios Gerais da Ética Cristã para a Tomada de Decisões. QUESTÕES ÉTICAS: 1) Ética Sexual e Familiar; 2) Ética Vital (controle de natalidade, aborto, eutanásia, suicídio, pena de morte); 3) Bioética (clonagem, métodos assistidos de reprodução, células-tronco, etc); 4) Ética Social (o cristão e o Estado, deveres civis e sociais do cristão, o cristão e o relacionamento interpessoal, o cristão e as finanças, o cristão e a guerra, racismo e intolerância, o cristão e o “jeitinho brasileiro”). ÉTICA MINISTERIAL: 1) O pastor como homem e cidadão; 2) O pastor e seus colegas de ministério; 3) Princípios de etiqueta e de higiene; 4) Questões éticas ligadas à visitação e ao aconselhamento; 5) O pastor e seu relacionamento com as finanças (finanças pessoais e finanças da igreja).