Eixo Bíblico

Principal / Eixo Bíblico

EB01 – INTRODUÇÃO BÍBLICA
Disciplina que visa estudar os assuntos introdutórios à Bíblia. Trata da inspiração, origem, formação, autoridade e confiabilidade da Bíblia Sagrada.
Principais assuntos estudados: Diferentes formas da Palavra de Deus. A Palavra Escrita. Revelação, Inspiração e Iluminação das Escrituras. O Cânon Sagrado: Antigo e Novo Testamento. Características das Escrituras: Autoridade, Necessidade e Suficiência. A transmissão das Escrituras: As línguas e os materiais da Bíblia; Principais Manuscritos. As Traduções Bíblicas: As principais traduções antigas e medievais; As principais traduções para o português: características e aplicações.

EB02 – GEOGRAFIA E HISTÓRIA BÍBLICA
Estudo histórico e geográfico da Palestina e do Mundo Antigo. Objetiva oferecer ao aluno conhecimentos a respeito dos aspectos mais relevantes da geografia física, tais como: divisões geográficas, solo, clima, territórios, vegetação e outros, além de aspectos da geografia humana, como por exemplo: cultura, costumes, arte, vida social, vida religiosa e organização política. A finalidade principal da disciplina é levar o aluno a interpretar adequadamente o ambiente e o contexto sócio-político-geográfico da história bíblica, visando compreender de maneira correta a mensagem da Palavra dentro do seu contexto original.
Principais assuntos estudados: História e Geografia Bíblica: conceituações e importância do estudo. O Mundo do Antigo Testamento: Crescente Fértil (Mesopotâmia, Egito e Canaã). As Origens de Israel: o seminomadismo patriarcal, a formação da nação (Egito, Êxodo e Conquista de Canaã). O Mundo do Antigo Testamento: A Nação de Israel (Período dos Juízes, Reino Unido, Reino Dividido). O Mundo do Antigo Testamento: Grandes Impérios Invasores (Assíria, Babilônia e Período Pós-Exílico). Aspectos complementares da geografia física do mundo antigo. O Mundo do Novo Testamento: O Período Intertestamentário. O Mundo do Novo Testamento: Geografia Física da Palestina. O Mundo do Novo Testamento: Geografia Humana da Palestina. O Mundo Novo Testamento: Geografia Econômica e Política da Palestina nos tempos de Jesus.

EB03 – PENTATEUCO
Uma introdução ao estudo dos cinco primeiros livros da Bíblia, destacando seus aspectos estruturais, espirituais, teológicos e éticos, bem como a sua aplicação ao homem de hoje.
Principais assuntos estudados: Introdução ao Pentateuco: nome, autoria, unidade e complexidade. A Narrativa da Criação: mensagem teológica e aspectos práticos para o cristão atual. O Prólogo Primevo: a dinâmica da mensagem bíblica nos primórdios da humanidade (pecado, juízo e graça). As Narrativas Patriarcais: o drama de Abrão. As Narrativas Patriarcais: Isaque, Jacó e José. O Êxodo: a descoberta do Senhor como o “Deus que Liberta”. A Lei e o Sistema Legal: breve introdução à legislação mosaica. A Lei e o Sistema Legal: considerações sobre o Levítico. A Lei e o Sistema Legal: os principais blocos legais, os diferentes tipos de lei. A Lei e o Sistema Legal: reflexões sobre a lei do Antigo Testamento.

EB04 – LIVROS HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO
Uma apresentação dos aspectos introdutórios, teológicos, éticos e morais dos livros de Josué a Ester, com ênfase especial à providência divina no desenvolvimento da história do povo hebreu nesse longo período.
Principais assuntos estudados: A História de Israel no Antigo Testamento: da conquista de Canaã ao período pós-exílico. Aspectos Introdutórios aos Livros Históricos: profetas ou história? Aspectos Introdutórios: questões sobre autoria e data. O Livro de Josué: A Conquista de Canaã (Mensagem teológica e aplicação espiritual). O Livro de Juízes: uma época de caos na história de Israel (Considerações éticas, políticas e teológicas). O Reino Unido: Saul, Davi e Salomão. O Reino Dividido: O Reino de Israel (Principais períodos e reis mais importantes, profetas de destaque, circunstâncias que levaram ao exílio na Assíria e ao ocaso da nação). O Reino Dividido: O Reino de Judá (Períodos mais importantes, principais monarcas, profetas de destaque, circunstâncias que levaram ao exílio babilônico). O Período Pós-Exílico: Zorobabel, Esdras, Neemias e a reconstrução de Judá como nação.

EB05 – EVANGELHOS
Estudo analítico das características dos Evangelhos Sinóticos e João. A ênfase especial da disciplina está em que o aluno tenha a capacidade de apreender os ensinamentos e exemplos da vida de Jesus, bem como suas aplicações práticas para a vida do cristão nos dias de hoje.
Principais assuntos estudados: Introdução e Análise Textual dos Quatro Evangelhos: os Evangelhos comparados, os Evangelhos Sinóticos, O Evangelho de João, o problema sinótico e a formação dos Evangelhos, paralelismos nos Evangelhos. A Mensagem dos Quatro Evangelhos: O Reino de Deus (Mensagem Central). A Mensagem dos Quatro Evangelhos: O Ministério de Jesus (Preparação, Início, Divulgação, Especialização, Conclusão e Consumação).

EB06 – LIVROS POÉTICOS
Disciplina que objetiva introduzir o aluno ao estudo dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento. Tem como foco principal uma análise da estrutura, aspectos hermenêuticos, constituição literária, e principalmente, da aplicação da mensagem destes livros aos dias atuais.
Principais assuntos estudados: Introdução aos Livros Poéticos: visão panorâmica de Jó até Cântico dos Cânticos. A Poesia Hebraica: A poesia do Antigo Testamento (Características, Importância, Interpretação). Literatura de Sabedoria do Antigo Testamento: Tipos de Literatura de Sabedoria; O Sábio em Israel; Características da Literatura de Sabedoria Bíblica. O Livro de Salmos: Aspectos introdutórios, considerações teológicas e ensinos principais, interpretação. O Livro de Provérbios: Aspectos introdutórios, considerações teológicas e ensinos principais, interpretação. O Livro de Cântico dos Cânticos: Aspectos introdutórios, considerações teológicas e ensinos principais, interpretação. Os Livros de Jó e Eclesiastes: os livros de sabedoria e a crise existencial. Aspectos introdutórios, literários, teológicos e interpretação destes livros.

EB07 – HERMENÊUTICA
Uma apresentação dos princípios gerais de interpretação bíblica com o objetivo de dar ao aluno os meios necessários para a correta observação, interpretação e aplicação da mensagem das Escrituras, além da formação de um espírito de criatividade e lógica na confecção do seu próprio estudo.
Principais assuntos estudados: Questões Introdutórias: definição, necessidade e objetivo da hermenêutica. A Interpretação Bíblica Ontem e Hoje: Princípios Hermenêuticos entre os Judeus, A Hermenêutica na Igreja Cristã, Teorias Hermenêuticas Contemporâneas. Particularidades do Texto Bíblico (Gêneros Literários, Figuras de Linguagem, Parábolas, Profecias, Tipos, Símbolos, Poesia). Métodos de Estudo Bíblico. Princípios Gerais de Interpretação Bíblica. Princípios Gramaticais de Interpretação. Princípios Históricos de Interpretação. Princípios Teológicos de Interpretação. Exercícios de interpretação bíblica em sala de aula, com exemplos práticos.

EB08 – LIVROS PROFÉTICOS
Uma abordagem histórico-teológica sobre a profecia, o profeta e o profetismo no Antigo Israel e suas implicações práticas, éticas e teológicas para a igreja atual.
Principais assuntos estudados: Introdução aos Livros Proféticos. Conceitos Bíblicos de Profecia e Profeta: a imagem do profeta no Antigo Testamento; o profeta e a sociedade; os meios de transmissão da mensagem profética. Livros Proféticos do AT: Estrutura, esboço e resumo de cada livro. Aplicação teológica das profecias no contexto histórico de cada autor e para os dias atuais.

EB09 – EPÍSTOLAS PAULINAS I
Esta disciplina tem o objetivo de ser uma introdução sistemática às primeiras cartas do apóstolo Paulo, especificamente as epístolas enviadas aos Tessalonicenses, aos Coríntios, aos Romanos e aos Gálatas, abordando o conteúdo das referidas cartas de uma perspectiva teológico-pastoral. Busca sensibilizar o aluno para uma leitura das cartas paulinas que articule interpretação, teologia, espiritualidade e pastoral.
Principais assuntos estudados: Introdução ao ministério de Paulo e aos “Corpus Paulino”: A vida e o pensamento de Paulo; As viagens missionárias; A literatura epistolar; Contexto histórico-geográfico das cartas; Cronologia das cartas. Primeiras Cartas do Corpus Paulino: I e II aos Tessalonicenses; I e II aos Coríntios; Romanos; Gálatas (Aspectos introdutórios, destinatários, propósito e conteúdo de cada uma das cartas).

EB10 – EPÍSTOLAS PAULINAS II
Esta disciplina faz uma introdução sistemática às cartas do período final do ministério do apóstolo Paulo, as chamadas Epístolas da Prisão (Filipenses, Filemon, Colossences, Efésios) e as Epístolas Pastorais (I e II Timóteo e Tito). Há um propósito nesta disciplina de destacar os aspectos do caráter do apóstolo Paulo e sua aplicação para o cristão atual, tanto na vida pessoal, quanto espiritual, familiar e também ministerial.
Principais assuntos estudados: Introdução às Epístolas da Prisão: contexto histórico-geográfico e teológico das cartas aos Filipenses, a Filemon, aos Colossenses e aos Efésios. As grandes linhas teológicas das cartas da prisão e sua aplicação aos cristãos nos dias atuais. Introdução às Epístolas Pastorais: contexto histórico-geográfico e teológico das cartas a Timóteo e a Tito. Os fundamentos da teologia, ética, e prática pastoral nas últimas cartas de Paulo endereçadas a seus cooperadores no ministério.

EB11 – EPÍSTOLAS GERAIS
Estudo baseado nas Epístolas Gerais do Novo testamento, de Hebreus a Judas, buscando fazer uma análise da mensagem do corpo epistolar não-paulino, abordando as semelhanças e particularidades deste trecho do Novo Testamento, tanto na comparação destas cartas entre si quanto no seu confronto com a teologia paulina. Procura destacar os aspectos éticos e práticos da mensagem da mensagem das Epístolas Gerais, tanto para a vida do cristão em geral quanto para a liderança da igreja.
Principais assuntos estudados: Introdução às Epístolas Gerais: fundo histórico, descrição, importância e valor atual das Epístolas Gerais ou Universais. A Epístola aos Hebreus: aspectos introdutórios; Hebreus como elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento; A superioridade de Cristo. Levítico e Hebreus: uma análise comparativa. Introdução à Epístola de Tiago: Autoria, Local e data; Propósito e destinatários; Palavras chaves; Conteúdo. Introdução às Cartas de Pedro: Autoria, Local e data; Propósitos e destinatários; Palavras chaves; Conteúdo. Introdução às Epístolas de João: Autoria, Local e data; Propósitos e destinatários; Palavras chaves; Conteúdo. Introdução à Epístola de Judas: Autoria, Local e data; Propósitos e destinatários; Palavras chaves; Conteúdo.